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quinta-feira, 3 de maio de 2012

VÍDEO-AULA 20: DIFERENTES POSSIBILIDADES CULTURAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR

As diferenças e as identidades que existem nos grupos sociais são construídas na família, na comunidade e na em que se vive e convive. Porém, essas diferenças e identidades são mais nítidas nas salas de aula.
 Uma educação em direitos tem como já sabemos, democraticamente trabalhar com essas questões valorizando as diferentes culturas identificadas .
Se faz necessário ao elaborar a proposta pedagógica da escola fazer o levantamento de dados da comunidade em que essa escola está inserida.
 Somente assim há uma possibilidade de um trabalho eficaz por todos os educadores .
Ao identificar  as características culturais da comunidade na qual a escola está inserida, o trabalho a ser desenvolvido deve corresponder as expectativas pois todos devem ser valorizados apesar das diferenças. Este é o caminho para uma convivência democrática .
                       
            

VÍDEO-AULA 18 : EDH E AMBIENTE ESCOLAR

Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres acontece somente quando a educação em direitos Humanos é desenvolvida no espaço escolar por todos que ali convivem. E isso não pode ser diferente pois, a Educação é centralizadora na formação dos Direitos Humanos.
É necessário lembramos que uma Educação em Direitos orienta todos na construção de uma sociedade democrática e justa.
As diferenças culturais que existe em nossa sociedade devem ser reconhecidas, respeitadas e orientadas para que haja uma convivência democrática .
Nossos educandos ao participarem da construção do conhecimento serão protagonistas de seus próprios atos e quando orientados, as ações serão  baseadas de acordo com a Educação em Direitos.
Quando se fala da construção do conhecimento não podemos deixar de citar as metodologias aplicadas pelos docentes, a participação da comunidade local durante o processo de aprendizagem dos discentes .
Ou seja, uma Educação em Direitos deve envolver a todos : alunos, pais, educadores e comunidade local pois, todos fazem parte de um contexto social  com direitos e regras.




VÍDEO-AULA 17 : PLANO NACIONAL EM DIREITOS HUMANOS

Após a  Guerra Fria os estados procuravam amenizar os conflitos buscando alternativas e uma delas é a Declaração Universal de Direitos Humanos em 1988. Um outro documento relevante foi  elaborado n a Conferência de Viena (2003) onde alternativas forma criadas a fim de efetivar os Direitos Humanos.
A Constituição Cidadã ( 1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (2000) , documentos onde o sujeito foi reconhecido como o sujeito de direitos são documentos importantes elaborados a partir de debates e baseados nos Direitos Humanos.
É necessário que a Educação prima na efetiva aplicação desses direitos porém, não podemos esquecer que direitos exige responsabilidades( deveres). Dessa maneira podemos formar futuros cidadãos conscientes que estarão construindo  uma  sociedade justa, solidária e responsável.
Abaixo estão elencados algumas significações dos documentos citados.

 A Constituição de 1988 representa um avanço. As modificações mais significativas foram:
+ Direito de voto para os analfabetos;
+ Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;
+ Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
+ Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
+ Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos;
+ Direito a greve;
+ Liberdade sindical;
+ Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
+ Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação).
+ Licença paternidade de 5 dias;

+ Abono de férias;
+ Décimo terceiro salário para os aposentados;
+ Seguro desemprego;
+ Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.
 

 O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adequar a legislação aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que aconteceu em novembro de 1989 e foi ratificada pelo país em setembro de 1990. Antes disso, em julho do mesmo ano, nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instaurado pela lei 8.069. 

O estatuto reforçou alguns preceitos já determinados pela Constituição de 1988, como a proteção integral de crianças e adolescentes e a prioridade na formulação de políticas públicas, na destinação de recursos da União e no atendimento de serviços públicos. A lei considera crianças os que têm até doze anos de idade e adolescentes aqueles que têm entre 12 e 18 anos. 

O ECA estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho. Além disso, prevê a proteção contra qualquer forma de exploração, discriminação, violência e opressão. 

VÍDEO-AULA 19:RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA


A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea. Sobretudo porque este questão está no cerne dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.
O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-se compreender melhor o que se quer dizer quando fala-se de raça quando se atenta para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética. O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes, afinidades lingüísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia. Pode-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmeros exemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicos no oriente médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.
Porém estes conceitos não são suficientes para que se possa compreender a realidade dos setores sociais que sofrem com estas questões, sobretudo os negros e indígenas aqui no Brasil.

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DEMOCRACIA RACIAL: tema tão complexo e discutido em nosso país , porém, muito longe do ideal.


VÍDEO-AULA 16 : ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS: BLOG NO ENSINO DE CIÊNCIAS


Acompanhar a prática do jovem do século XXI onde as mídias tecnológicas fazem parte de seu cotidiano é uma maneira eficaz de tornar uma aula  mais interessante . O uso de ferramentas didáticas como o quadro de giz e o livro didático já não produz tanto interesse...
A criação de um blog é uma prática pedagógica que pode aproximar o aluno do conhecimento pois, o conteúdo abordado passa a ser mais significativo . O próprio aluno constrói o seu conhecimento através da informação, com a intervenção e orientação do educador.  
Um exemplo é a aula elaborada por um professor de Ciências ao deparar com alunos iniciando no mundo drogas ilícitas. Com muita criatividade elaborou um vídeo com musicas que os alunos gostavam e fotos explicativas e os pós e contras do uso de vários tipos de drogas com as mais diferentes pessoas: personalidades e pessoas comuns. O interesse dos alunos foi maior pois as perguntas surgiram com muita naturalidade e as respostas também. Esse exemplo nos mostra que mesmo em uma escola em que não há internet, nem computadores para que os alunos utilizem, não impossibitou o professor de usar uma ferramenta tecnológica e obter uma aula interessante .


VÍDEO-AULA 15 : A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE- DIFERENÇAS CULTURAIS JUVENIS E TECNOCULTURA



Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.
A juventude constrói todos os dias a sua história no presente com os olhos no futuro, tendo em vista que o passado faz parte de uma história oficial, mas que muitas vezes não corresponde à realidade vivida nos dias atuais.
A herança do passado tem sido, muitas vezes, o principal obstáculo para o surgimento de novas formas de expressão e convívio social típicos dos jovens.
Entre os confrontos do “antigo” e do “novo” os jovens fazem suas escolhas. Estas escolhas, muitas vezes se dão a partir do contato com as diferentes ideologias, que às vezes são influenciadas pela mídia e os seus apelos de consumo.
A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressões contestatórias em produtos prontos para o consumo.
O lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por suas vivencias cotidianas como por exemplos a capoeira, os grupos de hip-hop, rock, rodas de samba, e também grafite, desenho animado, zines, e as ferramentas audiovisuais que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o youtube, Orkut, flickr, differentes blogs, entre outros.

O texto acima elucida como as mídias de massa influenciam os jovens desse século, pois as informações modificam-se a cada instante . Assim, é necessário que uma Educação em Direitos Humanos deve ser inserida nos bancos escolares, já que as diferenças culturais possibilita a inclusão de grupos diferentes com o objetivo comum baseados nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.



VÍDEO- AULA 14: DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


Desde 1948 a Declaração de Direitos Humanos se faz presente, porém sua efetiva aplicação ocorreu somente a partir de 1995.
No Brasil foi criada uma política nacional em educação em Direitos Humanos (2003): O Plano Nacional de Educação.
Não existe Direitos Humanos desvinculados da Democracia.
A construção da Educação em Direitos Humanos devem ser embasada nos princípios de Igualdade, Fraternidade e Liberdade.
O protagonismo juvenil é um bom exemplo da inserção da Educação em Direitos Humanos, onde os alunos tem liberdade de expressão assumindo responsabilidades, participam em equipe de decisões  importantes para o bem de toda a escola . Na E.M Padre Francisco realizamos esse ano a primeira eleição do Grêmio Estudantil com alunos do 6º ao 9º ano. Com orientação, os jovens aprenderam como funciona um grêmio  estudantil em que as idéias são discutidas, partilhadas e planejadas para que todos os estudantes sejam beneficiados assim como toda a escola. A campanha entre as duas chapas foi organizada, as duas apresentaram propostas coerentes e necessárias para o âmbito escolar. Aprenderam que  a democracia deve ser exercida , a união de todos se faz necessária e que é de direito a liberdade de expressão . O mais bacana foi o fato da equipe vencedora convidar alunos da outra chapa a participar do grupo vencedor. È um trabalho diário mas o fato dos próprios alunos participarem de decisões  importantes para a escola muda o comportamento e a cara da escola. Ou seja. A Educação em Direitos Humanos se faz presente.

VÍDEO-AULA 13 : EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA




Direitos Humanos : conquista  dos  povos através dos tempos ...
Os direitos Humanos foi inserido nos documentos internacionais no séc XX pois, pois as grandes nações sentiram a necessidade de dar uma maior importância a  grandes temas como a guerra, a exploração infantil, o racismo, o genocídio entre outros. Devido a grande necessidade dos direitos humanos serem exercidos , os Estados criaram organismos para criar,monitorar e exercer a legislação de acordo com os Direitos Humanos.
Documentos que garantem o direito à educação e à proteção da criança estão presentes na Declaração Universal de Direitos Humanos :
Art. XXVI
1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.    
        2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá
a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.    
        3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
A Convenção sobre os Direitos da Criança de 20 de novembro de 1989 baseada na Declaração de Direitos Humanos cita os direitos de proteção e à educação  que toda criança tem direito:
"A criança, em virtude de sua falta maturidade física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento".
Considerando que a criança deve estar plenamente preparada para uma vida independente na sociedade e deve ser educada de acordo com os ideais proclamados na Carta das Nações Unidas, especialmente com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade;
Temas como relatados nesses documentos de referência  e  devem ser inseridos na proposta pedagógica de nossas escolas e trabalhados efetivamente pelos educadores.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

VÍDEO-AULA 11 : POLÍTICAS CULTURAIS,MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO

VÍDEO- AULA 11 EM CONSTRUÇÃO....

VÍDEO-AULA 10: EDH NO BRASIL


                   

   

O processo da história da Educação em Direitos Humanos no Brasil está entrelaçada na história política e social do país.
Nós fazemos parte da sociedade brasileira, temos o dever de lutar continuamente a favor da justiça de igualdade, conquistada aos poucos através dos anos. Sabemos que a partir da Constituição de 1988 é que o cidadão brasileiro pode vivenciar com mais liberdade a democracia. Durante da ditadura, muitos foram oprimidos porém resistiram por um ideal que é de lutar pelos seus direitos como cidadão brasileiro. Foi um cenário de nossa história pra a cidadania ativa pois, havia denuncias e críticas ao silêncio. Havia muita censura, os brasileiros não podiam expressar suas idéias e ideais livremente .É importante que esse passado seja repassado nas escolas para que através da História nossos alunos possam compreender e lutar pela não- violência que ainda nossa sociedade não se consolidou.
Dos movimentos de resistência aprendemos  a educar em direitos para conquistar e viver em democracia, podemos citar como conquistas desses movimentos as Eleições Diretas e a Constituição Federal de 1988.
A Educação em Direitos Humanos aconteceu na prática conquistando a abertura política, onde podiam perguntar, argumentar, questionar, expor suas ideias, seus desejos, anseios... enfim, uma educação exercida com criticidade.
Devemos ter clareza que Democracia significa não apenas criar direitos, mas também reinventá-los e a Educação em Direitos Humanos deve ser reconhecida e exercida como um conteúdo a ser estudado em no âmbito educacional .

 





VÍDEO-AULA 9: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS

 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8069/90),que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, tem por base a doutrina da proteção integral, inserida em um conjunto de instrumentos jurídicos de caráter internacional, onde a Convenção Internacional dos Direitos da Criança é o mais significativo. Esta Convenção é um instrumento jurídico voltado para o conjunto do universo infância.
Enquanto o Código de Menores era dirigido à proteção e vigilância dos "menores em situação irregular" , o ECA estabelece direitos a serem garantidos para todas as crianças e adolescentes: direitos relativos à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e à integridade física, psicológica e moral, criando instrumentos de garantia para cumprimento destes direitos, tais como os Conselhos de Direitos e os Conselhos Tutelares.

O entendimento de que crianças e adolescentes, devem ser respeitados na sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento, de que são sujeitos de direitos exigíveis com base na Lei e de que são prioridade absoluta (bases da doutrina da proteção integral) exige um reordenamento em termos de conteúdo, método e gestão no trato das questões ligadas à infância e à adolescência. segmento da população, enquanto categoria social sujeito de direitos e pela garantia do cumprimento destes direitos. Uma postura de vigilância e de acompanhamento se faz necessária por parte de todos os que, comprometidos com a defesa de crianças e adolescentes.

             Kátia Carvalho Abbud, Assistente social e pedagoga, especializada em Violência Doméstica
                  









                                                                                                          

VÍDEO-AULA 8: A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA




Quando pensamos em terceiro milênio imaginamos um mundo em constante e vertiginosa transformação sejam elas tecnológicas, geográficas, políticas ou econômicas. Assim, novos grupos sociais são criados e quem não se adequa aos novos padrões é visto como diferente. Sabemos que cada grupo social ao desenvolver sua prática social não está salvo de conflitos, isto é, quando o outro pensa ou age diferente do que foi estabelecido pelo grupo. Uma política norteada pelo multiculturalismo, política essa que objetiva a inclusão de todos os grupos, valorizando , respeitando e convivendo com as diferenças deve ser prática constante no âmbito escolar.

VÍDEO-AULA 7: IDENTIDADE E DIFERENÇA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS


OS ESTUDOS CULTURAIS E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE


O reconhecimento da identidade e a diferença do indivíduo ocorre através das diferentes raças, crenças religiosas , preferências partidárias, ideologias e outros . A construção de uma sociedade depende da construção da identidade e da diferença dos grupos predominantes. O que é estabelecido por um grupo social culturalmente classifica o indivíduo como parte integrante desse grupo , caso contrário o elemento é classificado como a diferença do grupo.
Quando trabalhamos com o tema Identidade devemos reconhecer o Sujeito como o Sujeito do Iluminismo, o Sujeito Sociológico e o Sujeito Pós Moderno.
No âmbito escolar, há diferentes grupos que são facilmente identificados através da música, do vestuário, dos adornos, da religião. Os que fogem ao padrão de comportamento normalmente são excluídos . Assim é necessário e urgente que a escola acompanhe as mudanças entre os jovens para que possa orientá-los na construção de uma sociedade democrática e participativa mesmo convivendo com as diferenças.
Essa construção pode iniciar-se ao conhecer os direitos  através da DHU ( 1948) , refletir e colocar em prática os direitos que são inerentes a qualquer grupo social do globo terrestre.




VÍDEO-AULA 5: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS DIREITOS HUMANOS

    A representação social dos Direitos Humanos na sociedade brasileira são recentes, surgiram da luta contra a ditadura e a favor da democracia. Enquanto os militantes ofereciam uma cultura de liberdade , a  grande mídia eletrônica segundo os cânones dos governos  militares da época, buscou a cultura de desprezo aos menos favorecidos, refazendo o não reconhecimento do outro. Com o passar dos anos essa situação se modificou pois , a sociedade brasileira conquistou mais clareza quanto aos seus direitos civis e políticos.
  A representação social dos Direitos Humanos na sociedade brasileira são recentes, surgiram da luta contra a ditadura e a favor da democracia. Enquanto os militantes ofereciam uma cultura de liberdade , a  grande mídia eletrônica segundo os cânones dos governos  militares da época, buscou a cultura de desprezo aos menos favorecidos, refazendo o não reconhecimento do outro. Com o passar dos anos essa situação se modificou pois , a sociedade brasileira conquistou mais clareza quanto aos seus direitos civis e políticos.  
É fundamental que numa sociedade se façam leis, normas que regulamentem e orientem os cidadãos que devem ser respeitados dentro de sua condição.O papel da Educação nesse processo é de orientar o educando quanto aos seus direitos e deveres na sociedade que participam . E para isso é importante também que os saberes que o educando traz em sua bagagem seja reconhecido e valorizado para que o processo da aprendizagem tenha continuidade.Devemos ter em mente que sempre haverá modificações na cultura dos seres humanos no decorrer dos tempos. E para que os conflitos não sejam  evidentes se faz necessário o diálogo. O fato das pessoas alterarem determinados conceitos ou comportamentos é necessário que os Direitos Humanos sejam trabalhados no coletivo.
A Declaração dos Direitos Humanos significa um desejo que a humanidade tem construído continuamente pois, vai além da dimensão da nação. Conhecer e colocar em prática esses direitos é imprescindível em todos os âmbitos da sociedade, principalmente no âmbito escolar.




VÍDEO-AULA 4 : OS ESTUDOS CULTURAIS E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA





A Cultura precisa ser analisada e compreendida a partir de sua centralidade, isto é de seu vasto alcance na constituição de seu amplo aspecto da vida humana. Ela é nos controla e regula de forma normativa, pois tudo o que somos e fazemos tem um sentido de regra construído culturalmente no grupo em que vivemos e convivemos. Como nos conta a História da Educação muitos padrões de comportamento modificaram-se e surgiram-se. E isso ocorreu devido às transformações ocorridas na sociedade.
Será que estamos procurando acompanhar essas modificações? Ou estamos arraigados nos padrões de comportamento em que fomos educados?
Uma convivência é efetivamente democrática se não nos apegarmos somente ao “velhos” padrões de comportamento mas, sim se soubermos lidar com as diferenças e com os avanços que a tecnologia apresenta.


VÍDEO-AULA 3: A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NAS CULTURAS



Na História da Humanidade jamais foi visto o impacto que a tecnologia tem sobre a vida de todos nós. Através dela, partilhamos situações em diferentes locais do planeta, adquirimos bens materiais e de consumo, nos comunicamos em tempo real com pessoas de diferentes credos ou línguas.Ou seja,na contemporaneidade, os meios de produção, circulação e intercâmbio cultural se estendem por todos os cantos do globo, expandindo em quantidade infinita de informações graças à  revolução tecnológica. A Globalização surgiu devido aos destaques na economia e capital de alguns países promovendo a interação apenas entre os mais favorecidos e os países emergentes .

VÍDEO-AULA 2: DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL



   A  História nos conta que a luta pela conquista de territórios e pelo poder através de rebeliões coloniais, revoluções  sempre ocorreu no Brasil e em diferentes nações. O controle político não é um privilégio de hoje, muitos homens com ânsia de poder sacrificaram seus semelhantes em prol de seus próprios interesses. Atualmente os movimentos sejam eles partidários ou não vem se fortalecendo a medida que as pessoas lutam por uma igualdade de direitos. Na Argentina o fato das mães conseguirem o direito de enterrar seus próprios filhos foi uma grande conquista e mudança de direitos naquele país.
           


VÍDEO-AULA 1 : CONTEXTO HISTÓRICO DOS DIREITOS HUMANOS


Segundo o Prof. Solon Viola , a conquista dos  direitos humanos foi o resultado da construção histórica feita pelos povos através dos tempos. A primeira manifestação ocorreu nas cerimônias como o direito de nomear  os seus semelhantes após o nascimento e enterramento dos mortos. Ressaltou que o fato de nomear os semelhantes após o nascimento foi o 1º movimento da condição humana.Na Grécia  Antiga através do teatro  dois personagens como Antígona e o Rei debateram o direito de enterrar seus mortos: o rei era contra. Com o passar dos tempos os povos começaram  rebeliões contra a desigualdade e injustiça existentes.Já mundo moderno Luiz XV dizia “eu sou a lei” no Absolutismo Francês. Porém ,a população da época nota-se a necessidade de lutar seus direitos que era a pequena minoria: homens e a burguesia,  com exceção da mulheres e os pobres. Na América, a luta pelos direitos de independência, rompendo com o sistema colonial e a constituição de autonomia enquanto nação era constante. No sec XX a Humanidade reage a 2ª Guerra Mundial com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que se apresenta com uma possibilidade a favor da liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos. Assim, a construção histórica dos direitos humanos não foi declarada,  foi o resultado de uma busca humana através dos tempos.Será que como educadores que somos criamos espaços de liberdade, igualdade e fraternidade entre nossos alunos ?  Ou agimos como Luís XV dentro dos espaços escolares? A aplicabilidade dos direitos humanos no espaço escolar e consequentemente na vida de nossos alunos deve ser iniciada e perdurada por nós educadores do séc XXI.