O processo da
história da Educação em Direitos Humanos no Brasil está entrelaçada na história
política e social do país.
Nós fazemos parte da sociedade brasileira, temos o dever de lutar
continuamente a favor da justiça de igualdade, conquistada aos poucos através
dos anos. Sabemos que a partir da Constituição de 1988 é que o cidadão
brasileiro pode vivenciar com mais liberdade a democracia. Durante da ditadura,
muitos foram oprimidos porém resistiram por um ideal que é de lutar pelos seus
direitos como cidadão brasileiro. Foi um cenário de nossa história pra a
cidadania ativa pois, havia denuncias e críticas ao silêncio. Havia muita
censura, os brasileiros não podiam expressar suas idéias e ideais livremente .É
importante que esse passado seja repassado nas escolas para que através da
História nossos alunos possam compreender e lutar pela não- violência que ainda
nossa sociedade não se consolidou.
Dos movimentos de resistência aprendemos a educar em direitos para conquistar e viver
em democracia, podemos citar como conquistas desses movimentos as Eleições
Diretas e a Constituição Federal de 1988.
A Educação em Direitos Humanos aconteceu na prática conquistando a
abertura política, onde podiam perguntar, argumentar, questionar, expor suas
ideias, seus desejos, anseios... enfim, uma educação exercida com criticidade.
Devemos ter clareza que Democracia significa não apenas criar direitos,
mas também reinventá-los e a Educação em Direitos Humanos deve ser reconhecida
e exercida como um conteúdo a ser estudado em no âmbito educacional .
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