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domingo, 30 de outubro de 2011

VÍDEO-AULA 28 : O FENÔMENO DO BULLYING




Nesse vídeo o conceito de Bullying (ou violência moral) está abordado de modo que mesmo que saibamos que a violência moral ocorre há tempos em nossa sociedade, há a preocupação do crescente fenômeno em nossas escolas seguido algumas vezes, da violência física.Aqui estão algumas alternativas para amenizar esse fenômeno que tanto nos preocupa como educadores:
- Através o exemplo a criança assimila o comportamento do adulto com muita rapidez, ou deseja o nosso discurso deve estar coerente com nossas ações;
- Procurar trazer a família para participara de decisões importantes para a vida escolar do aluno;
- A comunidade em que o aluno está inserido deve ser levada em conta. Para isso o trabalho feito com o entorno da escola é necessário. Vale ressaltar quando a Escola da famìlia atua efetivamente em prol de uma interação sócio-afetiva e educativa, mudanças positivas começam a ocorrer dentro do âmbito escolar pois, há o apoio da comunidade em que o aluno vive e convive.

VÍDEO-AULA 27 :PRÁTICAS DE CIDADANIA

A elaboração e desenvolvimento de projetos de atenção à comunidade, e seus desta vídeo-aula da Profa. Patrícia Junqueira Grandino.

Perspectiva psicossocial sobre a realidade social

Concepção construtivista e histórico-cultural compreende que a realidade social é construída historicamente;
O sujeito humano produz e é determinado pela realidade social;
Aquisição de conhecimentos – dar sentido ao mundo

Implicações da perspectiva construtivista na abordagem psicossocial

Enfatiza as representações sociais do processo saúde-doença em diferentes grupos ou sociedade;
São as representações que orientam as ações de todas as pessoas. É preciso compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal que cada um atribui às experiências, caso se objetive interferir nas ações.

Contribuições da psicologia para o atendimento em programação da saúde

Reconhecimento do sujeito humano ampliado pela compreensão psicológica, emocional; resultado do entrecruzamento das dimensões histórico-cultural, biológica, inter e intrapessoal;
Reconhecimento das formas de produção de subjetividade que implicam em crenças e determinam posturas e modos de agir nos sujeitos;
A relação entre o saber oficial (científico, médico) e o saber popular, precisa ser mediado pela compreensão do sentido construído pelo sujeito (e seu grupo) e pelas representações que subjazem a esse saber.

Etapas para e elaboração de atenção direta

Reconhecimento, caracterização e contextualização do campo;
Estabelecimento de parcerias com comunidades-alvos e seus representantes;
Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas;
Problematização das demandas e definição dos temas dos projetos.

Elaboração dos projetos

Objetivos;
Definição do público;
Metodologia e estratégias de intervenção;
Resultados esperados;
Cronograma.