Segundo
o Prof. Solon Viola , a conquista dos
direitos humanos foi o resultado da construção histórica feita pelos
povos através dos tempos. A primeira manifestação ocorreu nas cerimônias como o
direito de nomear os seus semelhantes
após o nascimento e enterramento dos mortos. Ressaltou que o fato de nomear os
semelhantes após o nascimento foi o 1º movimento da condição humana.Na Grécia Antiga através do teatro dois personagens como Antígona e o Rei
debateram o direito de enterrar seus mortos: o rei era contra. Com o passar dos
tempos os povos começaram rebeliões
contra a desigualdade e injustiça existentes.Já mundo moderno Luiz XV dizia “eu
sou a lei” no Absolutismo Francês. Porém ,a população da época nota-se a
necessidade de lutar seus direitos que era a pequena minoria: homens e a
burguesia, com exceção da mulheres e os
pobres. Na América, a luta pelos direitos de independência, rompendo com o
sistema colonial e a constituição de autonomia enquanto nação era constante. No
sec XX a Humanidade reage a 2ª Guerra Mundial com a Declaração Universal dos
Direitos Humanos que se apresenta com uma possibilidade a favor da liberdade,
igualdade e fraternidade entre os povos. Assim, a construção histórica dos
direitos humanos não foi declarada, foi
o resultado de uma busca humana através dos tempos.Será que como educadores que
somos criamos espaços de liberdade, igualdade e fraternidade entre nossos
alunos ? Ou agimos como Luís XV dentro
dos espaços escolares? A aplicabilidade dos direitos humanos no espaço escolar
e consequentemente na vida de nossos alunos deve ser iniciada e perdurada por
nós educadores do séc XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário