TIME

quarta-feira, 2 de maio de 2012

VÍDEO-AULA 1 : CONTEXTO HISTÓRICO DOS DIREITOS HUMANOS


Segundo o Prof. Solon Viola , a conquista dos  direitos humanos foi o resultado da construção histórica feita pelos povos através dos tempos. A primeira manifestação ocorreu nas cerimônias como o direito de nomear  os seus semelhantes após o nascimento e enterramento dos mortos. Ressaltou que o fato de nomear os semelhantes após o nascimento foi o 1º movimento da condição humana.Na Grécia  Antiga através do teatro  dois personagens como Antígona e o Rei debateram o direito de enterrar seus mortos: o rei era contra. Com o passar dos tempos os povos começaram  rebeliões contra a desigualdade e injustiça existentes.Já mundo moderno Luiz XV dizia “eu sou a lei” no Absolutismo Francês. Porém ,a população da época nota-se a necessidade de lutar seus direitos que era a pequena minoria: homens e a burguesia,  com exceção da mulheres e os pobres. Na América, a luta pelos direitos de independência, rompendo com o sistema colonial e a constituição de autonomia enquanto nação era constante. No sec XX a Humanidade reage a 2ª Guerra Mundial com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que se apresenta com uma possibilidade a favor da liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos. Assim, a construção histórica dos direitos humanos não foi declarada,  foi o resultado de uma busca humana através dos tempos.Será que como educadores que somos criamos espaços de liberdade, igualdade e fraternidade entre nossos alunos ?  Ou agimos como Luís XV dentro dos espaços escolares? A aplicabilidade dos direitos humanos no espaço escolar e consequentemente na vida de nossos alunos deve ser iniciada e perdurada por nós educadores do séc XXI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário