TIME

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VÍDEO-AULA 26: ESTRATÉGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO EM VALORES

Neste vídeo , "são apresentados exemplos de atividades desenvolvidas em um projeto escolar que almejava a formação ética de futuros cidadãos e cidadãs.

1-Como trabalhar conteúdos escolares e a construção de valores ?
È possível trabalhar conteúdos disciplinares e inserir a construção de valores através de um projeto.
O projeto inicia-se a partir de um tema base ( transversal) onde questões sobre o tema escolhido devem ser abordados em sala de aula. O professor deve inicialmente planejar o projeto através de atividades com seus alunos através de : vídeos, conteúdos ou mesmo retomada de conteúdos não previstos que podem ocorrer durante o processo .
1.1Tudo tem que ter significado
Ao trabalhar com um projeto é necessário que o conceito em questão tenha sentido para a vida. Ou seja, através de atividades interna e externa à escola previamente planejados pelo professor, o aluno terá condições de levar todas as informações adquiridas através de registros e em seguida através do diálogo evidenciar sentimentos e experiências. Ou seja, o tema escolhido terá significado para a vida dele . Assim quando o enfoque for somente a disciplinarização ( não um relacionamento entre as disciplinas ), a transversalidade não ocorrerá. Pois , um projeto pode permear várias áreas do saber e evidenciar todas as implicações, questionamentos e sentimentos que existem nas relações humanas.

VÍDEO-AULA 25: ESTRATÉGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DA REDE

Sabemos que a estratégia de projetos possibilita que as disciplinas escolares relacionem-se entre si e ao tema transversal na construção de um conhecimento. E para que isso aconteça  Prof. Ricardo relata nesse vídeo as etapas de um projeto para que a aprendizagem dos alunos e de todos envolvidos no processo,seja rica e tenha sentido.
Veja:
1º- Escolher um tema amplo na formação de valores (tema transversal)
2º- Estudos na aproximação ao tema escolhido;
3º-Escolha de temática mais específica;
4º- Elaboração de perguntas partindo do interesse dos alunos( temática transversal escolhida);
5º- Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando as pergiuuntas aos conteúdos escolares;
6º- Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto

Não podemos esquecer que em todas as etapas do projeto a transversalidade e a interdisciplinaridade deverão estar inseridas no tema escolhido.

VÍDEO AULA 24: DIVERSIDADE/PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA


Ninguém nasce pronto e acabado sendo assim, desde que nascemos necessitamos de cuidados, orientação e ensinamentos para que possamos relacionarmos dentro da sociedade .Como ser social ,todo o aprendizado no decorrer da vida faz com que possamos nos organizar em nosso modo de viver, dentro de uma determinada cultura.  A pluralidade cultural constitui um acúmulo de experiências humanas .
A diversidade que  encontramos na escola resulta na necessidade de práticas em que nossos alunos possam reconhecê-la e saibam interagir como parte da condição humana, em que todos tem os mesmos direitos e deveres, independentemente das diferenças sejam elas religiosas, raciais ou outras.
          Em 2010 um marco importante quanto a essa questão, foi a criação do Estatuto da Igualdade Racial, nele a discriminação racial para a ser defendida, como distinção e exclusão.
            A desigualdade racial ficou definida como as situações de diferenciação de acesso e gozo de bens e serviços e oportunidades nas esferas públicas e privadas.
Sendo assim, como educadores é importante contemplarmos valores com nossos alunos para que, a  comunhão entre diversidade e a pluridade cultural seja possível no âmbito escolar.