Nesse Vídeo, a ProfªSonia Castellar da Univ. de São Paulo nos leva a reflexão de como trabalhar a cidade como projeto educativo, ou seja pensar num curriculo integrado da escola a partir do estudo centrado na cidade. Pensar a cidade como lugar de vivência das pessoas, dos alunos e identificá-la , reconhecê-la a partir do estudo centrado na cidade.E esse estudo pode ser feito em diferentes escalas de análise, como pensar o bairro na qual a escola está inserida,ou seja, a idéia de pertencimento. E isso nos leva a várias reflexões:
Que comunidade é essa ?
Que elementos do contidiano estão presentes na escola?
Como posso transformar num projeto mais integrado que vá para além dos muros da escola?
A partir do estudo do bairro poderemos compreender a dimensão cultural, a relação do aluno com o local, a identidade dele, as raízes históricase como se estabelece as relações de vizinhança?
Pensando assim no lugar, na comunidade com uma característica da cidade, é o que chamamos de entorno da escola
Ao estudar a dimensão cultural da escola que pertence aquele lugar, o grupo poderá refletir e levantar dados que mostrem quais são as características daquele bairro diferenciando os valores dos alunos. Para integrar o curriculo a aula deve ser fora da escola, superar os limites do muros da escola. E essa aula pode ocorrer em parques, museus, ida a uma festa local, feiras , casa de cultura e outros espaços do entorno da escola.
O importante dessas ações é que ao sair de uma aula de dentro da escola para outros espaços diferenciais , professores, equipe gestora poderão compreender a realidade do aluno de modo que o trabalhao integrado ao currículo escolar atenda as necessidades reais dos alunos , que possui características muitas vezes peculiares. que Saia de auma aula dentro da escola em outros espaços diferenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário