Em 1932, Piaget elucida em seu livro como se dá a construção de valores durante o desenvolvimento das crianças(ponto de vista piscológico). Na primeira página do livro enuncia : " Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras."
Sabemos que a moral está vinculada as regras (leis, acordos feitos em sala de aula) e o cumprimento delas. O respeito precisa ser internalizado pela criança.
Piaget divide o desenvolvimento da criança em três estados : anomia , heteronomia e autonomia. Toda criança recém-nascida possui anomia ou seja, ausência de regras. Com o decorrer de seu desenvolvimento ela adquire heteronomia pois , ela descobre o que pode e o que não pode fazer, existem regras de fontes variadas. Para que a construção da autonomia, as regras estão internalizadas dentro do sujeito pois, ele por si só sabe o que é limite e respeito. Nesse estado podemos ressaltar que há a redução do egocentrismo, pois o sujeito sabe que tem regras(moral e imoral) , respeita-as e coloca-as em prática .
abaixo as idéias mestras sobre o tema abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário