"O crescimento da criança e do adolescente passa por etapas bem definidas e moduladas por fatores genéticos e ambientais. A aula, proferida pela profa. Lília de Souza Li, mostra como estes fatores ambientais podem interferir positiva ou negativamente no potencial genético de crescimento. Com isso, o entendimento dos fatores nas distintas fases permitirá abordar o assunto e identificar a criança em risco."
A cartilagem óssea é a responsável pelo crescimento.
Existem 3 fases do crescimento, quais sejam:
1ª fase: Entre 1 e 3 anos, chamado de primeira infÂncia, é um período de maior crescimento pós natal, um fator importante para um bom desempenho no crescimento é a criança ter uma boa nutrição.
DICAS IMPORTANTES PARA AQUISIÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES
A criança deve comer de tudo, sem excesso. O importante é usar o bom senso dos pais:
No café da manhã, troque a manteiga por requeijão light, o presunto gordo pelo magro ou por peito de peru.
Prepare o lanche escolar do seu filho, caso a cantina da escola ainda não esteja oferecendo alimentos nutritivos.
Se o seu filho não têm limites, marque um dia da semana para os excessos (guloseimas, refrigerantes, salgadinhos, etc).
Não ofereça recompensas em troca de prato vazio (dá idéia à criança de que comer não é bom).
Não ofereça sempre o mesmo tipo de comida. O cardápio deve ser variado, colorido.
A tarde incentive a criança a deixar de lado as bolachas e os salgadinhos e explique a ela as vantagens da troca para frutas ou iogurtes.
Incentive o exercício físico diminuindo as horas em frente a televisão.
Não ameace a criança que não quer comer com castigo. Isso aumenta sua repulsa à comida. Haja como dissemos anteriormente, sem pressão e com calma.
Existe um conceito que " tudo o que você quiser fazer para o seu filho em termos de alimentação, faça-o enquanto ele estiver em seu ventre e nos primeiros anos de vida". Ensinando bons hábitos alimentares a seu filho nessa idade, com certeza você estará contribuindo para que ele seja um adulto saudável, livre da anemia e sem problemas com a balança.
* Prof.ª Dra. Jocelem Salgado
Profa. Titular em Nutrição ESALQ/USP e assessora científica do site Crescer Bem. Artigo gentilmente cedido pelo site: Crescer Bem. Site da Autora: www.jocelemsalgado.com.br/
2ª fase: Entre 4 e 8 anos, chamado de segunda infância, nesse período o crescimento é estável, pois os fatores homonais são mais importantes.
3ª fase: Entre 9 e 17 anos, grandes transformações físicas, emocionais e sociais do indivíduo, e no que se refere ao crescimento, esse há uma aceleração.
ESTADIO PUBERAL DAS MENINAS
-> O primeiro sinal é o aparecimento de botão mamário (telarca), seguido de aparecimento de pêlos pubianos (pubarca) e por último a primeira menstruação (menarca), isso tem início entre 8 à 13 anos de idade não completos.
ESTADIO PUBERAL DOS MENINOS
-> O primeiro sinal é o crescimento dos testículos seguido de crescimento peniano e de pêlos (pubarca), isso tem início entre 9 à 14 anos não completos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário